quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fim da TV analógica no Brasil deve acontecer um ano antes do previsto

Texto publicado em: Portal Imprensa


A previsão para transição da TV analógica para digital em cerca de 1.600 cidades do país em 2016 foi antecipada para 2015. De acordo com O Globo, a mudança atingirá cerca de 128 milhões de pessoas, que a partir desta data contarão apenas com o sinal digital (atualmente as TVs transmitem pelos dois sistemas).


Flávio Lenz, especialista do Ministério das Comunicações, avisa que muito itens ainda estão sendo discutidos pelos técnicos brasileiros, já que a decisão afetaria uma grande parcela da população. Discute-se como seria feita a inclusão dos televisores a conversores digitais junto À população e até mesmo em qual dia da semana poderia ser feito o desligamento. “Em uma quarta-feira, por exemplo, é dia de futebol. Para os americanos era preferível fazer o desligamento em um dia útil, já os japoneses preferiram realizar em um domingo”, disse Lenz.

Outra preocupação do governo é com relação ao desconhecimento da população sobre a transição. Segundo Lenz, uma pesquisa realizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre apontou que 60% dos brasileiros ainda não ouviu falar do desligamento da TV analógica.

Nenhum comentário: