segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ginga em 3 milhões de TVs brasileiras


Texto publicado em: Produção Profissional 

Por: Fernando Moura
A TOTVS e a PUC-Rio anunciaram que a Solução AstroTV, baseada no padrão Ginga-NCL, desenvolvido na universidade carioca já foi incluída em mais de 3 milhões de televisores da LG, Sony, Panasonic, Philips e Toshiba.

Os resultados da parceria foram anunciados através de um comunicado à imprensa onde se afirma que a licença de uso do Ginga em cerca de três milhões de televisores interativos (DTVi), já que os novos aparelhos já incorporam a implementação Ginga-NCL, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro integrada à solução TOTVS e embarcada nos televisores da LG, Sony, Panasonic, Philips e Toshiba.

"A relação entre a TOTVS e a PUC-Rio demonstra que empresas e universidades brasileiras podem trabalhar juntas em benefício da sociedade, levando resultados da Pesquisa e Desenvolvimento à casa do consumidor", explica Shirley Coutinho, diretora da Agência PUC - Rio de Inovação no comunicado da TOTVS.

"Acreditar no desenvolvimento de software e tecnologia brasileiros, de padrão - World Class Software, é a principal agenda da TOTVS para o atingir as metas de internacionalização da companhia", afirma Laércio Cosentino, presidente da TOTVS.

Para a TOTVS, com o advento da TV digital, a televisão está se transformando cada vez mais em "um instrumento de entrega de conteúdo de vídeo e áudio de alta qualidade, convertendo-se, também, em um canal de interação com o mundo digital". Reforçado pelo fato de que a penetração da TV chega a 98% de domicílios, segundo dados do Instituto Marplan Brasil, permitindo, segundo explica o comunicado, que "a televisão continue sendo, por muito tempo, o passatempo preferido de milhões de brasileiros, em todas as faixas etárias e classes sociais".

"A tecnologia do AstroTV (DTVi --– Ginga) tem aplicações no sistema brasileiro de TV Digital, sistemas de IPTV e TV por assinatura, trazendo para o telespectador uma experiência interativa para o conteúdo televisivo", completa David Britto, diretor de tecnologia da TOTVS.

Entre outras funcionalidades, o AstroTV permite, segundo a TOTVS, uma "interatividade plena, permitindo a comunicação do telespectador com os radiodifusores através do canal de retorno, em cenários como votações, enquetes, jogos e publicidade; recursos de programação estendida nas áreas de entretenimento e informação possibilitando a entrada de extras vinculados ao programa, tais como jogos, notícias, publicidade, enriquecimento de conteúdo, estatísticas esportivas", entre outros.

Nenhum comentário: