sexta-feira, 19 de outubro de 2012

GoPro anuncia novas câmeras Hero3 com resolução 4K

Texto publicado em: Produção Profissional

Por: João Martins

Apesar de ninguém acreditar quando a Produção Profissional dizia com antecedência, que teríamos uma Hero3 capaz de 4K e muito mais, a GoPro acaba de fazer o anúncio tão esperado.

A GoPro acaba de anunciar o lançamento da sua nova câmera HD Hero3, disponível em versão Black, Silver e White, sendo que Black Edition permite captar imagens em resolução 4K a 12 frames por segundo e 2.7K a 30fps. Isto, além da nova Hero3 Black edition ser uma câmera que capta em modos 1440p a 48fps, 1080p60/50 e 720p a 120 fps! Em termos de fotografia, é possível captar bursts de 30 imagens por segundo a 12 megapixels.

Esta versão "topo de linha" custa incríveis U$ 399, enquanto as versões Silver e White são as mais acessíveis de sempre, a U$ 299 e U$ 199, respectivamente, continuando mesmo assim com captação de imagens a 1080p a 30 ou 25 frames por segundo. Todas têm capacidade Wi-Fi integrada para podermos usar o novo aplicativo de controle remoto para iPhone ou iPad, sendo que a Hero3 Black Edition é a GoPro mais luminosa de todas, prometendo surpreender completamente em novos patamares de aplicação.

Tal como a Produção Profissional já tinha previsto, as imagens a 4K vão chegar primeiro aos novos televisores a 4K recentemente anunciados por todos os fabricantes, não através de canais de televisão, mas sim diretamente de câmeras domésticas e, claro, da Internet.
A GoPro acaba de anunciar o lançamento da nova câmera Hero 3 Black edition, com um processador duas vezes mais rápido e um sensor que permite captar imagens em movimento em resolução 4K, além de permitir captar em digital a 2.7K e 1080p a 50/60 frames por segundo (equivalente à qualidade Full HD do Blu-ray).

Assim, a GoPro dá mais um passo para revolucionar as imagens produzidas por qualquer pessoa, estabelecendo um novo padrão de captação de consumo, sendo que a nova câmera Hero3 é 30% mais compacta e 25% mais leve que o anterior modelo Hero2, além de que agora todas as versões das GoPro já vêm com funções Wi-Fi integradas em standard.

A ligação Wi-Fi significa que é possível ter até 50 câmeras GoPro controladas por um mesmo dispositivo, a cerca de 180 metros de distância, o que será bastante útil na hora de aproveitar os modos de câmera lenta a 120 fps em 720p.
A Hero 3 nas versões Silver e White são agora as GoPro mais acessíveis, custando U$ 299,99 e U$ 199,99 respectivamente, apesar de que ambas continuam a captar em HD a 1080p até 25 ou 30 frames por segundo.

Em comparação às anteriores Hero2, o novo modelo tem uma objetiva fixa em grande angular de 6 elementos, usando lentes esféricas, permitindo ainda mais detalhe e maior luminosidade para captar imagens de boa qualidade, mesmo com a metade da luminosidade ambiente anteriormente possível. A GoPro é uma câmera que produz excelentes imagens num dia de sol brilhante, mas os resultados não eram assim tão bons se a usássemos em interiores. Agora, a Hero3 e em particular a Hero3 Black, com o sensor 4K, é capaz de produzir imagens razoáveis em interiores.

A GoPro afirma que a qualidade de som é bem melhor e que o próprio algoritmo de registro das imagens gera menos ruído para a mesma cadência de dados, o que irá ajudar a obter melhores resultados em sequências de ação muito rápidas.

Para explorar toda a resolução do sensor da Hero3 Black, a GoPro criou os modos Protune e Ultra Wide que permite registrar imagens em resoluções de 3840×2160 16:9 ou 4096×2160 17:9 (4K) e 2716×1524 16:9 (2.7K) o que permite depois fazer umas coisas interessantes em pós-produção, usando software adequado para converter para HD 1080p.

A GoPro Hero3 Black capta fotografias a 12 megapixels, a Hero3 Silver a 7 Megapixels e a Hero3 White a 5 megapixels, sendo que a Black é capaz de produzir um "burst" de até 30 imagens por segundo.

A Hero3 tem um slot para cartões de memória MicroSD, com saída Micro HDMI e ligação USB para carregar a bateria de íons de Lítio. É tudo.

A tradicional proteção da câmera à prova de água permite ir até aos 60 metros de profundidade.
A Hero3 Black Edition vem já com o comando remoto Wi-Fi dedicado que, normalmente custa U$ 79,99 em separado nas restantes configurações. Mas, interessante mesmo é a possibilidade de se usar um iPhone ou iPod touch para controlar as GoPro, bastando descarregar o aplicativo GoPro já disponível no serviço Apple iTunes. A GoPro App permite inclusive, um vídeo de preview da imagem da câmera, sem fios, ou seja, o seu iPhone ou iPad vira um monitor para acompanhar a gravação em tempo real.

Será sem dúvida curioso ver o que irá acontecer no mercado nos próximos meses, já que a GoPro deverá anunciar também um novo software Cineform para tratar as imagens 4K da Hero3.

Nenhum comentário: