segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Playstation 4 deverá ser compatível com resolução 4K

Texto publicado em: PlanetTec

Por Ricardo Marques -


Nós já comentamos a aposta da Sony em televisores com resolução 4K, ou quatro vezes superior ao atual full HD, como parte da estratégia da empresa de recuperar espaço no mercado mundial de TVs, hoje dominado praticamente por Samsung e LG.

Para demonstrar ser grande detentora de tecnologia e principalmente reencontrar margens de lucro satisfatórias no setor, a empresa correu contra o tempo e já prometeu lançar comercialmente nos EUA seu televisor de 84 polegadas 4k, que nós pudemos ver de perto na mais recente edição da IFA. Mas se para os filmes 3D o grande entrave para uma rápida popularização tem sido a falta de conteúdo compatível (além dos óculos), o que dizer dos televisores 4K, cujo conteúdo ainda é raríssimo? Bom, aqui o Grupo Sony sai na frente já que a ordem dada pelo CEO, Kazuo Hirai, foi simples e direta: utilizar a Sony Pictures para produzir e distribuir uma série de filmes em 4K, para ajudar a promover esses televisores.

Ainda buscando a rápida popularização do formato, a empresa anunciou a “Experiência Dramática em 4K”, onde utilizará dois projetores de tecnologia SXRD e resolução nativa 4k para demonstrar imagens do jogo Gran Turismo 5 em 3D, numa tela de projeção de 200 polegadas. O evento acontece em Tóquio, no Sony Building, e vai até o final deste mês. O que a Sony quer é impressionar. Com dois projetores SXRD (modelo SRX-T110), a empresa consegue formar uma imagem 3D, preservando a resolução 4K, e ainda aproveita as 200 polegadas da área de projeção para que as pessoas se sintam ainda mais “imersas” no jogo Gran Turismo 05, um dos maiores sucessos do console Playstation. Nós fizemos um vídeo na IFA de um jogo do PS3 com upscaling de imagem para 4K.

A novidade aqui é que Polyphony Digital desenvolveu uma versão do game com resolução 4K, e que está sendo demonstrada pela primeira vez nesse evento. Vale ressaltar que a produção de um game 4K pode estar relacionado ao Playstation 4 da Sony, que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, já que o anunciado ciclo de 10 anos do PS3 acaba em 2014. Vale lembrar que, muito por causa do PS3, os players e filmes Blu-ray acabaram se popularizando rapidamente. Será o 4K o grande trunfo do PS4?

Nenhum comentário: