terça-feira, 19 de novembro de 2013

Testes de interferência da LTE na TV digital começam 9 de dezembro

 Cidade histórica de Pirenópolis, perto de Brasília, foi a escolhida

Texto publicado em: Tele.síntese 

Os testes em campo para medir a interferência do celular nos sinais de TV digital na faixa de 700 MHz, que será leiloada no próximo ano pelo Ministério das Comunicações, começarão a ser feitos no  próximo dia 9 de dezembro, informou hoje o presidente interino da Anatel, Jarbas Valente, em audiência pública no Senado Federal.

Segundo o conselheiro, os testes serão feitos em parceria com  as instituições universitárias como  Inatel, UnB, Mackensie, entidades que congregam as emissoras de radiodifusão as operadoras de telecomunicações. Para Valente, deverá haver problemas com a interferência da banda larga móvel nos sinais de TV apenas em pontos localizados, que poderá ser mitigado com a coordenação da Anatel, e com a instalação de filtros.

Já para os radiodifusores, os riscos de inteferência são muito maiores. Conforme dirigentes da SET, entidade que congrega os engenheiros de TV, os testes já realizados por eles demonstram que a estação radiobase das operadoras de celular interfere diretamente nos canais digitais de números 47 a 51; e o aparelho de celular interfere nos canais 38 a 45
.
Para Valente, no entanto, a interferência será muito menor, e seus custos estarão estabelecidos no edital de licitação da frequência.( Da redação).

Nenhum comentário: