About

topo-CM

Você quer saber das novidades do Parque do Futuro na NAB? Então fique a vontade


Texto publicado em: ABFDigital

Por: André Barbosa

Estabelecido em 2009, o Parque Internacional de Pesquisas é um centro onde durante a feira da NAB em Las Vegas são apresentados as tendências para o futuro das comunicações por radiodifusão e sobre a convergência de plataformas e tecnologias digitais.

Neste ano de 2013 uma série de inovações como não se via há alguns anos causou frisson nos visitantes. A começar pelas apresentações dos conteúdos e tecnologia 4K e 8K para transmissão de sinais para ambientes audiovisuais, o sistema sonoro com 22.2 canais, a transmissões multi-tela, white spaces (tecnologia de busca inteligente de espaços em branco de frequência), fluxo de dados inteligentes, estacões de trabalho com arquivos embarcados, HTML5, sistemas de avisos de catástrofes e muito mais.

A NHK, empresa pública de TV do Japão e que possui um dos mais sofisticados e aparelhados laboratórios de pesquisa para radiodifusão e telecomunicações em todo o mundo, além de apresentar seu produto 8K SHV (Super Hi Vision), objeto de uma publicação anterior deste ABFDigital , trouxe para a admiração dos aficionados de tecnologia presentes a NAB as câmeras de estúdio de 120Hz recentemente desenvolvidas para o sistema SHV e ferramentas de produção para o sistema de formato de aúdio 22.2.






Também produtos para a convergência entre radiodifusão e banda larga foram apresentados dentro do serviço Hybrid Cast. Mas, com certeza, o show ficou por conta da demostração, a primeira realizada fora do Japão do sistema SHV e que utilizou canais de TV operando em 6Mhz. Vale lembrar que o sistema SHV com 7680x4320 pixels tem resolução de imagem 16 vezes superior ao HD

A empresa de pesquisa sul-coreana ETRI ( Eletronic and Telecommunications Research Institute ) também, desenvolveu tecnologia para o sistema 4K que possibilita a transmissão tanto para aparelho de recepção fixos como para os portáteis e móveis,  estes com resolução HD  na mesma operação multiplexada.

Outra novidade ETRI foram os chamados "sound bar" que com seu sistema de auto-falantes em cima e em baixo do aparelho de TV apresentam resolução no sistema 22.2  para tecnologia de imagens em 3D além de uma Smart TV (TV conectada) preparada com base de software HTML5 que pode prover telas individuais personalizadas para cada membro da família. Surpreendente, não?

Outra incrível novidade é o controle remoto espelhado que com um dispositivo sensível ao toque de mão  prove uma representação da imagem simultaneamente apresentada num grande e fixo aparelho de TV mesmo que não tenha dispositivo de tela sensível ao toque de mão na sala e igualmente possibilitando o uso remoto que interage com outra TV como se você a estivesse tocando, mas operando a uma distância bem confortável usando este dispositivo de toque como sistema proxy.



Postar um comentário

0 Comentários