Por Redação do IDG Now!
Publicada em 11 de junho de 2010 às 19h53
Atualizada em 12 de junho de 2010 às 10h55
Enquanto número de internautas na região cresceu 23%, no Brasil o índice foi de 20%; Colômbia lidera, com 36%; dados são da comScore.
A comScore, instituto de pesquisa norte-americano, divulgou nesta sexta-feira (11/06) alguns dados de seu estudo sobre o uso da internet na América Latina. O relatório completo será liberado na íntegra em 15 de junho.
Entre os destaques, o instituto cita o crescimento de 23% no número de usuários latino-americanos no período de 12 meses entre fevereiro de 2009 e 2010. Com um total de 81 milhões de internautas, a região representa 8% do acesso global. A Colômbia liderou, com um acréscimo de 36% no número de internautas, seguido por Argentina, com 28%, e Venezuela e Porto Rico, ambos com 24%. O Brasil ficou abaixo da média: 20%.
De acordo com o estudo, o Brasil teve, em fevereiro de 2010, 32,2 milhões de internautas, contra 28,6 milhões no mesmo mês do ano anterior. Em segundo lugar, o México, com 15,1 milhões e a Argentina, com 12,6 milhões.
Os mecanismos de pesquisa são os sites mais visitados, com uma média de 137 buscas por mês para cada internauta – o índice mais alto do mundo. O Google reina absoluto: 88,9% do mercado.
Em segundo lugar vêm as redes sociais, sendo que 50% dos usuários possuem conta no Facebook. No Chile, Argentina, Colombia e México, pouco mais de 4 de cada 5 internautas conectam-se a essa rede. Mais uma vez, o Brasil se diferencia nesse quesito, já que o líder no país é o Orkut, que alcança 72% da audiência.
Para a pesquisa, a rede social da moda é o Twitter. No período estudado, o microblog teve um crescimento de 500% em termos globais, e na América Latina o número é ainda mais surpreendente: 1300%. Os principais clientes do serviço na região são Brasil, Venezuela, Chile e México.
Outro índice interessante apresentado pelo estudo diz respeito ao acesso a blogs. Os usuários latino-americanos estão cada vez mais usando a internet como fonte de notícias e acessando essa mídia para obter informações. Na América Latina, 61,6% visitaram blogs, índice semelhante ao da América do Norte (62,7%). Na região do Oriente Médio, apenas 42,7% usam blogs para se informar, pouco abaixo da região da Ásia e Pacífico, com 43,8%.
0 Comentários