About

topo-CM

Ibope mede o apelo das eleições na web

10/09/2010 |
Redação*
Tele Síntese

Pesquisa revelou pico de comentários logo após o primeiro debate dos candidatos online

A campanha eleitoral caiu no gosto dos internautas. É o que revela pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 10, pelo Ibope Nielsen Online. A empresa vem monitorando o tema na rede desde 6 de julho e registrou, em 18 de agosto, data do primeiro debate eleitoral online entre os candidatos à presidência da República um pico de mensagens relativas ao tema tanto em blogs, como em fóruns, grupos de discussão e no Twitter. O levantamento apontou, também, outros momentos de forte atividade na rede -- no dia seguinte ao primeiro debate dos candidatos na TV e quando Marina Silva, do PV, foi entrevistada na TV, cinco dias depois.

O Ibope estima que o total de brasileiros com acesso a internet - seja em casa, no trabalho, na escola ou em locais públicos - seja de 67,4 milhões de usuários. A empresa de pesquisa informa ainda, que, em 2009, 42% dos internautas eram da classe C, 48% das classes A e B e apenas 10% das D e E.

O levantamento do tema das eleições levou em conta o uso de palavras-chave encontradas em 70 mil fóruns, 4,5 milhões de blogs e 50 milhões de comentários. Pela ordem, os candidatos mais citados são Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, Marina Silva, do PV, e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. A lógica na web confirma a mesma preferência dos candidatos das pesquisas tradicionais.

*com assessoria de imprensa.

Postar um comentário

0 Comentários