About

topo-CM

Descubra tudo o que a Google TV vai oferecer

Texto publicado em: Olhar Digital

Serviço promete revolucionar as televisões, trazendo as facilidades e conteúdos da internet às salas de estar

Terça-feira, 05 de outubro de 2010 às 18h25

Há meses se ouve falar da Google TV, o novo serviço da Google que promete revolucionar a televisão. Pode parecer banal, mas a Google TV vai dar a oportunidade das pessoas navegarem na internet por meio da TV. É como combinar a internet ao celular, ou o celular à sua televisão, enfim, é a convergência de tudo o que conhecemos, usamos e não vivemos mais sem. Mas como ela vai funcionar?

A Google TV vai trabalhar por meio de dois dispositivos: o Logitech Revue e o Sony Internet TV. O Logitech é o set-top box, aparelho responsável por deixar a televisão apta para o Google TV e funciona como um DVD. Já a Sony Internet TV é uma televisão que terá este aparelho integrado para rodar a Google TV. Isso significa que você tem duas opções: ou comprar o Logitech e adicioná-lo à sua televisão ou comprar uma TV novinha da Sony.

A pergunta que fica martelando na cabeça é: quanto isso vai custar? Bom, o serviço será gratuito. Você só vai precisar pagar pelos aplicativos e serviços extras. Já os aparelhos devem custar um pouco mais caro do que os convencionais. Mas, com a ascensão do serviço, espera-se que mais empresas comecem a investir nos dispositivos e, com isso, os preços dos aparelhos sejam mais competitivos.

O que podemos esperar da Google TV?

O engenhoso sistema de buscas da empresa é uma das principais qualidades da Google TV. Com ele será possível pesquisar todo o conteúdo da TV, como um filme ou um programa, mesmo que gravado. O serviço dará acesso irrestrito à web como se você estivesse no seu computador. Tudo o que fazemos na internet como ver vídeos, jogar ou conversar com os amigos, faremos na TV também.

E mais, tudo aquilo que você tem no seu telefone, também estará dentro da sua TV. A partir de 2011, todos os 50 mil aplicativos do Android Market estarão disponíveis para a Google TV. Mas, antes disso, o serviço já vai oferecer uma pré-seleção de aplicativos como o Netfix, Twitter, Amazon Video on Demand e Napster.

Nos Estados Unidos a Google TV irá oferecer mais de 40 mil programas e filmes da Netfix por US$ 8,99 ao mês, ou da Amazon Video On Demand por US$ 0,99. No Reino Unido há boatos de que será possível algo similar com a Lovefilm, que já tem um contrato com a Sony para oferecer conteúdo para a Bravia Internet Video.

Como era de se esperar, o YouTube terá grande participação no serviço. Todo o seu conteúdo estará disponível na TV, assim como os jogos mais famosos das redes sociais, como o Farmville, por exemplo. Além disso, da mesma forma como já acontece com o picture-in-picture nas televisões convencionais, com a Google TV também dará para conferir mais de uma programa na mesma tela. Também será possível programar os seus canais favoritos, aplicativos, podcasts ou sites para aparecerem como sua tela inicial, igualzinho nos browsers.

A Google TV ainda vai permitir que você salve o seu conteúdo preferido na web para assisti-lo depois, assim como criar sua própria programação de músicas no Pandora ou Napster, e carregar fotos no Picasa com molduras estilizadas.

Mas, o melhor de tudo isso é que se por acaso você perder o controle remoto da TV, poderá usar o seu celular como um zapper. Com o Android ou iPhone dará para controlar a TV até por comando de voz.

Com tantos recursos parece que a Google TV não vai ficar pronta nunca, não é? Mas fique tranquilo, pois a empresa está trabalhando arduamente para que tudo isso se torne realidade ainda este ano. Que tal encomendar uma para o Natal?

Postar um comentário

0 Comentários