Texto publicado em: FNDC -
28/02/2011 |
Redação
Portal Imprensa
Um levantamento feito pelo Washington Post Group, que edita jornal de mesmo nome, mostrou um panorama alarmante para os veículos impressos e promissor para a internet. Para cada dólar que o jornal ganhou com publicidade online, US$ 5 foram perdidos com anúncios no papel.
De acordo com informações publicadas no blog "Monday Note", as cotas do impresso ainda faturam muito mais que o online, mas a velocidade com que o quadro se modifica se intensificou a partir de 2004, como mostra o gráfico.
Relação de ganhos e perdas
"O modelo de negócios de publicidade online, quando aplicado à transformação da indústria dos jornais, é um grande fracasso", escreveu o consultor Frédéric Filloux. "Táticas meramente adaptativas não salvarão o setor tradicional de jornais em sua guerra em múltiplas frentes contra 'tecnologias de ruptura'".
O artigo do "Monday Note" cita o livro "The Innovator's Dilemma", publicado por Clayton Christensen em 1997, que aponta o paradoxo das mudanças de mercado. Um dos pontos abordados pelo livro é o fato de que certas características de um veículo podem se virar contra ele quando o cenário se modifica.
Na avaliação do "Monday Note", o que ocorre com o Post é o que os jornalistas americanos chamam de "centavos digitais em troca de dólares impressos". Ou seja, não é possível recuperar a perda de publicidade impressa com a venda de anúncios na web.
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