About

topo-CM

Lattes - Graduação

Formação em Rádio e TV pela Faculdade Espírito Santense - FAESA em Vitória/ES

TCC - A realização audiovisual
Orientador - Prof. Ms. Ricardo Néspoli
Ano de conclusão - 1999


Fragmentos

CONCLUSÃO

Alguns pontos devem ser levados em consideração na conclusão deste trabalho. A realização de um produto áudio visual se mostrou uma fonte riquíssima de estudo e análise capaz de enriquecer e dar bases para que possamos ter uma opinião crítica a respeito do produto de nossa pesquisa.
Sendo assim, apresentaremos alguns pontos que podem ser levantados para discussão. O primeiro é a deficiência técnica, analisada da seguinte forma: alguns problemas técnicos influenciaram na realização e consequentemente no produto final, um deles é o som. Os equipamentos oferecidos para a gravação das cenas não eram os mais adequados para esse tipo de trabalho.

Uma ficção que possui diálogos em suas cenas e que forem produzidos com esse tipo de material e local (o estúdio de TV) sempre encontrarão dificuldades na captação do som. Seja pela falta de equipamentos, no caso microfones próprios para captação de som especifico de cenas com um ou mais personagens(os chamados microfones boon) ou pela interferência de muitos outros ruídos externos que invadem o estúdio de TV, já que não é isolado e não contém revestimento acústico.
Outro ponto para análise é o da experimentação pratica da realização de um produto áudio visual. Depois do produto pronto podemos identificar alguns itens que influenciaram no trabalho.

O vídeo apresentou problemas consideráveis de continuidade. Ao se gravar os planos em separado, facilitamos a produção diminuindo custos e tempo, porém não percebemos a continuidade de uma tomada para outra dentro da mesma cena. A primeira preocupação com a continuidade foi apenas de uma cena para outra e relacionada à figurino e adereços. Isto resultou que algumas tomadas foram cortadas na edição e quando o corte não era possível, sem que comprometesse a linha narrativa, os erros podem ser identificados corrompendo a “naturalidade” dos personagens.

O domínio do Set de gravação é outro ponto que influencia drasticamente no resultado final. Compreendemos que o diretor qualquer que seja o gênero que esteja gravando deve ter controle total não só sobre técnicos e atores, mas também controle próprio emocional. A realização do trabalho, o prazer de estar vendo suas idéias se materializarem pode levar o diretor a um estado emocional que comprometa a qualidade das cenas, aprovando o que não está bom, e não aprovando o que está bom.

O acúmulo de funções verificou-se ser inviável. Não que as funções sejam incompatíveis, o caso é que cada uma delas tem funções específicas e que necessitam de tempo para que cada profissional, seja o produtor, o cinegrafista ou o cenógrafo, tomem suas devidas providencias e se prendam aos detalhes que muitas vezes só são notados quando estamos na sala de montagem, como foi notado no caso da continuidade entre as tomadas.
Porém, o que mais nos desagradou no produto final fazendo com que o vídeo deixasse a desejar foi na concepção artística. Faltou ousadia. Com o conteúdo adquirido durante a pesquisa, podemos constatar que existem muitas outras formas de contar a estória contida no roteiro sem cair em um padrão, influenciado por um cinema comercial e menos expressivo. Fosse o caso de começarmos as gravações novamente, muita coisa iria ser mudada, podendo assim, provocar outro tipo de percepção dos espectadores.

Entretanto, se por um lado o produto final não ficou como esperávamos, a pesquisa para realização deste trabalho superou em muito a expectativa se tornando muito satisfatória e enriquecedora.
Por meio dela, o estudo do gênero ficção se mostrou a base para todos os outros gêneros. As concepções artísticas que determinam como uma estória irá ser contada ou um produto realizado são as mesmas, seja em um documentário, clip, novela e até mesmo numa reportagem de telejornal. A maneira que um diretor pode trabalhar todos os elementos de luz, câmera, cenários, narrativas é que fazem compreender o verdadeiro papel deste profissional tornado este trabalho tão interessante e cheio de oportunidades para se criar.

Este espaço para a criação promove uma liberdade para com o tema de uma ficção ou outro gênero. Após a pesquisa e o aprendizado que ela nos proporcionou o tema a ser trabalhado em uma ficção tanto pode ser uma comédia, um musical ou drama, não é ele que vai direcionar o diretor e seu lado criativo, pelo contrário, o diretor e que por meio de seus conhecimentos poderá impor seu estilo próprio deixando sua marca e sua assinatura no produto final.

Por fim, o maior prazer deste trabalho foi passar por todas as etapas da realização de uma ficção e adquirir conhecimentos que irão nos ajudar em muito na nossa vida profissional e acima de tudo, conseguir alcançar o maior objetivo de uma pesquisa que e auxiliar outras pessoas interessadas no mesmo assunto e lhes fomentar o aprendizado e que essas pessoas possam apontar novas discussões e idéias que certamente virão e complementarão esse trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários