About

topo-CM

SET NA NAB 2012

Enviado por Assessoria SET

Encontro SET e Trinta 2012 – dia 18 de abril – quarta-feira
Hoje foi o último encontro SET e Trinta da NAB de 2012. O resultado apurado em conversas com os participantes foi muito positivo. Sucesso de participação e qualidade das palestras. Como sempre vem acontecendo, a SET cumpriu sua meta de oferecer aos seus associados serviços de alto nível tecnológico e organizacional. Os trabalhos de hoje estiveram sob a coordenação de Nelson Faria Jr, da TV Globo e SET.

Nelson fez a abertura dos trabalhos e anunciou os primeiros palestrantes, Nick Wurzel (Eletronic Theatre Controls/Telem) e Rob Gerlach (Eletronic Theatre Controls/Telem) que desenvolveram o tema “TEORIA DA COR E TECNOLOGIA LED”. Nessa palestra foi mostrado como se deve usar cores mescladas no estúdio e comparadas as tecnologias de iluminação com tungstênio, HID, fluorescentes e LED e como cada uma atua para criar cores. Foi mostrado como mixar cores de forma aditiva ou subtrativa e exploradas as diferenças entre RGB, RGB‐ A, RGB‐A‐W e X7 de cores mixadas com LEDs. Vimos também como matiz e saturação se tornaram o padrão unificador no controle de diferentes cores ‐ mudando fontes para conseguir o efeito desejado em seu estúdio.

Em seguida, Erick Soares, da Sony, falou sobre “TECNOLOGIA ÓTICA PARA ACERVO DIGITAL”. Erick, na sua abordagem, disse que a migração das mídias LTO tem ocorrido a cada 5 ou 6 anos em media. Disse que os arquivos em HDD precisam ser copiados a cada 3 ou 4 anos para garantia de sua segurança e as fitas de dados LTO precisam fazer essa operação a cada 6 ou 7 anos. Com isso, o drama da seguranca das gravacoes de dados ao longo dos anos continua, sendo que na industria do cinema ja cogitou-se inclusive, a volta da pelicula. Se não precisar ser levado muito em consideração o volume de dados gravados, uma boa opção e a mídia ótica, pois sua durabilidade é muito boa, chegando a mais de 50 anos com comprovação em testes de laboratório. Com essa durabilidade alta, seu custo operacional é bem menor do que o dos outros por não precisar das constantes atualizações.

Em suma, a abordagem do palestrante da Sony sobre os desafios do armazenamento em arquivo digital frente às constantes mudanças tecnológicas e investimentos sucessivos baseados em tecnologias de TI, foi baseada numa alternativa para armazenamento de grande capacidade em mídia ótica, para aplicações de emissoras de TV, produtoras de vídeo e também armazenamento de cinema. Foi mostrada uma visão geral da nova tecnologia, seus benefícios, e diferenças frente às principais tecnologias hoje existentes, bem como uma visão de possibilidades de sistemas completos para acervo digital.

Terminada a palestra do Erick (Sony), Nelson Farias apresentou o senhor Marconi Thomaz de Souza Maya, Superintendente de Comunicação de Massa, da Anatel que falou sobre as atribuições, providencias e problematica a ser enfrentada pela Anatel visando a Copa das Confederações, A copa do mundo e as Olimpiadas no Brasil. Sua abordagem foi acerca da criação de um grupo de trabalho para esses e outros grandes eventos enternacionais, tendo como primeiro objetivo já atender a Rio+20, que ocorre esse ano, bem como a administração do espectro radioelétrico para atender às necessidades desses eventos e questões relacionadas à certificação/homologação de equipamentos e o uso temporário de radiofrequências também em consonância com a realização dos eventos.

Depois, teve início o segundo Fórum de Tecnologia do SET e Trinta da NAB2012. Sob o tema “FoBTV: O FUTURO DA TELEVISÃO BROADCAST” e com a moderação da presidente da SET Liliana Nakonechnyj (SET/TV Globo), os palestrantes Mark Richer (ATSC), Toru Kuroda (NHK) e Lieven Vermaele (EBU) fizeram suas apresentações.
O tema teve como base a declaração assinada em novembro de 2011, por líderes do setor de televisão, em Shangai-China, conclamando cooperação global para definir novos requisitos, unir padrões e promover o compartilhamento de tecnologias, visando a próxima geração da televisão no ar. Nesse painel, líderes do setor de diferentes partes do mundo darão sua visão sobre como a televisão aberta deve evoluir, seus principais desafios e as tecnologias em desenvolvimento que são candidatas a integrar essa próxima geração.
Liliana falou sobre o movimento para a criação de um sistema único de televisão no mundo. A ideia, apesar de utópica, foi trazida à mesa no ano passado. A SET estava presente e esta incluída no processo.

Com relação à assinatura desse documento, Mark Richer, um dos incentivadores do projeto falou sobre os aspectos logisticos da reunião de Shangai e, como curiosidade, contou que a assinatura desse documento ocorreu em 11/11/11 as 11 hs 11 minutos!
O segundo palestrante, Lieven Vermaele, da EBU, disse, entre outras coisas, que a TV digital terrestre na Europa é relevante, porém diversa, e explicou a afirmação. Disse que a utilização da faixa de 790-862 MHz (canais 61 a 69) para broadcasting esta perdida. Foi uma apresentação com um toque de polémica.

O Dr. Kuroda falou sobre as estrategias da NHK para 2, 10 e 20 anos, ou seja, do Hibridcast (2 anos), passando pelo UHDTV, nos próximos 10 anos, chegando à Imagem Espacial 3DTV que não deverá causar fadiga visual e que acontecerá em até 20 anos. Desenvolveu um pouco sobre cada uma dessas tarefas. Com relação ao UHDTV, falou sobre o protótipo da TV LCD de 85 polegadas especificamente feita para essa tecnologia. Sobre as tecnologias de transmissão, destacou alguns pontos que a próxima geração de transmissão de TV digital buscará resolver ou já esta em processo de solução.

Ao final da conferência, houve espaço para perguntas que foram prontamente respondidas e os sorteios de brindes. A presidente Liliana encerrou a jornada do SET e Trinta 2012 agradecendo aos palestrantes e a todos os participantes e já convocando todos para o SET e Trinta de 2013.

Venda número 1.000 da Screen Service do Brasil

A Screen Service do Brasil, localizada em Pouso Alegre, interior de Minas Gerais, atingiu a venda de número mil. O equipamento, um transmissor digital, modelo SDT 202 UB - 750 W Digital foi adquirido pela emissora Rede Vida de Televisão. É uma marca histórica da Screen Service no país que foi comemorada com a entrega de uma placa simbólica dedicada ao diretor geral da emissora, João Monteiro Neto, que durante a homenagem no NABShow, foi representado por Luiz Jyo. “É uma marca histórica alcançada graças ao esforço de toda equipe. Dividimos esta conquista com todos os clientes e parceiros, em especial à Rede Vida, nosso obrigado por fazer parte desta história”, enfatiza Felipe Zorzi, marketing Screen Service do Brasil.

Sony anuncia lançamento de três câmeras na NAB2012
A Sony anunciou três câmeras que estão sendo lançadas durante a NBA2012.
A primeira delas é a PMW-100 XDCAM, que deverá estar disponível em maio desse ano, com um preço sugerido de US $ 4.500. Trata-se de uma camera de mão, anunciada como a menor câmera na linha de produtos XDCAM.

A PMW-100 consegue, ao mesmo tempo, ser uma camera pequena e gravar vídeo com qualidade de transmissão MPEG HD422. A intenção é que ela entre no espaço hoje tomado pelas gravações feitas com dispositivos portáteis, como telefones celulares e DSLRs. Seu sensor de imagem é um CMOS Exmor de ½.9 polegadas e utiliza uma lente zoom de 5.4-54 mm. Suporta vídeo 1080i, 1080p e 720p até 50 Mbps. A mídia de gravação pode ser tanto cartões de memória SxS PRO de alta velocidade como também cartões SD, Memory Stick e, numa emergência, até cartões XQD.

O segundo lançamento é a BRC-H900, uma nova câmera remota, projetada para oferecer imagens de alta qualidade. Essa câmera vem equipada com três sensores Exmor1/2 HD CMOS, fornecendo uma imagem HD de 1920 x 1080 pixels com 1.000 linhas de TV (horizontais) no modo HD-SDI. A promessa é que também essa câmera esteja disponível no mercado em maio próximo por um preço de $14.500.
O terceiro lançamento é, na verdade, constituído de duas câmeras, a HDC-2000 e a HDC-2550. Ambas foram projetadas para expandir a gama de soluções de produção ao vivo oferecidos pela Sony. Tanto um modelo como o outro oferecem uma qualidade de imagem bastante melhorada, graças ao uso de sensores de imagem CCD de 2/3 de polegada e processamento de Sinal Digital (DSP) com um conversor A-D de 16 bit.

Lançamento Thought Development na NAB2012

A Thought Development lança o ON-AIR Pro 5.0 e patrocina o SET e 30 pela terceira vez.
O ON-AIR Pro 5.0, solução de gerenciamento do processo de criação de promoções e vinhetas da Thought Development chega com novas funcionalidades, tais como: acesso web e através de dispositivos móveis, facilidade de integração e facilidade de localização.
Durante a NAB, várias empresas tiveram a oportunidade de conhecer esta solução, agora em Português, totalmente desenvolvida para o mercado de marketing e entretenimento.

Para maiores informações ou para agendar uma apresentação, entre em contato com Hellen Oliveira atraves do telefone
21 8121-4049
ou atraves do email onairpro@thought-dev.com.

Anuncio de nova fabrica de transmissores no Brasil
A Rohde & Schwarz anunciou ontem, 17 de abril, durante seu seminário, a instalação de sua fábrica no Brasil, no estado de São Paulo, com início das obras para daqui a cerca de três meses. A empresa não revelou em que cidade a fábrica sera instalada.

Dica do Day by Day – Palestras e Teatro de Conteudo gratuitos
Amanhã, 19 de abril, quinta feira, será o último dia do NABShow 2012. Nem por isso deixará de ter coisas interessantes para serem vista, principalmente em termos de palestras. Aqui indicamos algumas gratuitas para você aproveitar bem o último dia do evento.

No Teatro de Conteúdo, das 09:30 às 11:30 hs no South Upper Exibit Hall você poderá ver duas horas de “Os melhores do Projeto 48 Horas de Filme”. Será apresentada uma seleção dos melhores filmes dessa competição mundial de cinema que terminou recentemente, somando mais de 19.000 equipes de mais de 100 cidades de todo o mundo competindo. No início de cada competição os cineastas tiram de um papel do chapéu onde está definido o gênero, o caráter e a linha de diálogo que deve ocorrer no seu filme. No seu 12º ano, o 48HFP, como é conhecido, tornou-se um rito de passagem para o cineasta de hoje.

Tente não deixar de ver a sessão do Teatro de Conteúdo das 12:00 hs às 13:00 hs onde estará acontecendo o show de encerramento do NABShow 2012. Nesse evento você vai morrer de rir e se relaxar com uma seleção dos melhores vídeos do YouTube. Serão apresentadas comédias especialmente selecionadas pela equipe de programação do YouTube. Esteja certo que você vai deixar Las Vegas com um amplo sorriso no rosto.

Das 11:40 às 12:00 hs você poderá participar também do Post Pit “Levando para casa- Mensagem de perspectivas do NABShow”. Se você ficou decepcionado com o que viu no NABShow desse ano, os especialistas dizem que podem te ajudar! Veja a sessão final do Post Pit onde os profissionais de Hollywood irão discutir o que sentem sobre as tendências, a tecnologia mais interessante e seus take-aways. O local dessa apresentação é a Sala SL14805 do South Lower Hall.

No Hall Central, Sala C2459, das 11:10 às 11:30 hs, o Pro Audio Pit estará apresentando palestra sob o tema “Monitoração de áudio Multicanal: certifique-se de que o que você ouve é o que realmente está no ar”. Logo na sequência, na mesma sala, outro tema que é “Gravação em campo: efeitos e ambiência para alimentar o Mix Pós-Produção” estará sendo apresentado.
Com relação ao Radio Pit, no Central Hall, Sala C3228 das 11:20 ao 12:20 hs o tema será “Discutindo a Industria da transmissão ao redor do mundo”.
Aproveitem, porque senão... só no ano que vem!

Postar um comentário

0 Comentários