About

topo-CM

Emissoras de TV querem adiar fim do sinal analógico para 2026

Texto publicado em: Tecmundo

Record, Band, SBT e Rede TV! unem-se para promover um diálogo com o governo com o objetivo de prorrogar a data. 

A TV Digital já é uma realidade na vida do brasileiro, mas ainda não chegou à quantidade de lares que o governo esperava. Por isso, a data limite para o “apagão” no sinal analógico poderá ser adiado – o governo havia fixado 2016 como o prazo final.

O Ministério das Comunicações ainda não estipulou uma nova data limite, mas, se depender das emissoras de televisão do país, o prazo poderá ser esticado para 2026. É esse o adiantamento que elas pretendem pedir à presidente Dilma Roussef, de acordo com o site de notícias Folha de S. Paulo.

Debates e conversas com o governo 

O presidente da Record, Alexandre Raposo, disse à reportagem que já está organizando ao lado da Rede TV!, Band e SBT uma conversa com o governo federal sobre a impossibilidade de encerrar a transmissão do sinal analógico do país em 2016.

A data foi instituída pelo decreto que criou a TV digital no país, em 2006.Raposo aponta que as leis de incentivo para a compra de televisores com conversor digital ainda são insuficientes. Para ele, o governo deveria promover debates com as equipes de engenharia das emissoras, já que elas sabem os reais problemas da mudança de sinal.

Números baixos 

A reportagem afirma ainda que o Brasil tem hoje apenas 16 milhões de televisores com receptor digital embutido, de um total de 160 milhões de aparelhos. Porém, os números não incluem os receptores vendidos separadamente.Mesmo assim, a previsão mais otimista do mercado espera que o número de televisores com conversor chegue a 70 milhões até 2015."O ministro das Comunicações está irredutível quanto ao prazo, mas queremos mostrar para a presidente que boa parte da população não terá TV com conversor digital até 2016, e as emissoras não estarão prontas", disse Raposo à Folha. "Precisamos de mais dez anos. O apagão analógico tem de ser em 2026", completa.

Governo de olho 

O Ministério das Comunicações já sabe do problema e estuda alterar os prazos para o desligamento do sinal analógico. Porém, grandes regiões metropolitanas como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife não deverão contar mais com a TV analógica já em 2015.O problema maior estaria concentrado nas cidades pequenas, onde as televisões comuns ainda são maioria. O ministro Paulo Bernardo já afirmou que não pretende acabar com o sinal analógico antes que a maioria da população adote o novo sistema.Fonte: Folha de S.PauloLeia mais em: http://www.tecmundo.com.br/tv-digital/29286-emissoras-de-tv-querem-adiar-fim-do-sinal-analogico-para-2026.htm#ixzz259HUN93F

Postar um comentário

0 Comentários