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Francisco Machado Filho da ABTU: A TV brasileira se prepara para o futuro com a TV 3.0



Para o novo presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Francisco Machado Filho, ”a TV brasileira passa por outro momento de transição. Assim como do analógico para o digital, estamos nos preparando para a transição para a TV 3.0. Estar na NAB traz um pouco desse futuro para o presente. Lá podemos ver de perto as tecnologias, produtos, tendências de consumo e principalmente estabelecer contatos diretos com empresas e prestadores de serviço. É uma grande oportunidade para que possamos repassar para nossas emissoras associadas um aspecto amplo e geral das adaptações que seremos forçados a fazer em mais essa transição tecnológica”.


Site de origem da publicação - https://digitaltv.prensariozone.com/francisco-machado-filho-da-abtu-a-tv-brasileira-se-prepara-para-o-futuro-com-a-tv-3-0/ 


Para o presidente da ABTU e diretor da TV UNESP a ida a NAB tem uma trilha definida. “Cada vez mais a Inteligência artificial se torna o ponto central da nossa rotina produtiva. Conhecer as ferramentas disponíveis, capacidade de produção e uso em nossas emissoras, certamente vai ocupar grande parte de nossa atenção. Contudo o streaming também requer atenção, pois este é um cenário que certamente a ABTU irá focar, pois é uma plataforma que certamente deverá ser ocupada pelas emissoras universitárias públicas e privadas”.


Para o professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), “a principal expectativa passa pela Inteligência Artificial Generativa (IAG) relacionada à produção de conteúdo audiovisual. Esta é uma tecnologia que irá contribuir muito para que emissoras de pequeno porte, como é o caso da maioria das emissoras universitárias, possam produzir um conteúdo de qualidade e inovador. Essa, a meu ver, será a principal tendência a ser consolidada pós-congresso e feira nos Estados Unidos”.


Para o recentemente eleito Presidente da ABTU, o ano de 2024 será um ano de transição. “Acredito que nestes anos teremos, ainda, um momento mais moderado em relação à implantação de novos equipamentos ou novas rotinas de produção. Quem visita a Feira sabe que a cada ano as inovações são apresentadas de forma a não revolucionar de uma vez o mercado. É preciso um tempo de assimilação e acho que este será o tópico de 2024. Contudo, é a partir destes momentos que as decisões são tomadas, por isso a vontade e expectativa de participação na NAB 2024 é muito grande, pois acredito que veremos o início de grandes transformações no mercado mundial de radiodifusão”.

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