quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como os candidatos utilizam o Twitter?

Apesar da campanha para as eleições de 2010 começarem oficialmente nesta segunda-feira, os candidatos já vem utilizando a internet há bastante tempo. Desde o impacto que a Web teve na campanha do Presidente Barack Obama, nos EUA, diretórios dos partidos reconhecem a importância desta nova mídia.

Mas basta estar na Web? Claro que não. O modo como os candidatos utilizarão esta plataforma poderá representar votos ganhos ou perdidos, principalmente entre os eleitores mais jovens, que acessam a Web e as redes sociais com maior freqüência.
O blog Interação Midiática, estará acompanhando o uso das ferramentas pelos candidatos. Para isso foi criada uma nova categoria: eleições 2010.
Neste primeiro post, analisaremos o Twitter dos três candidatos com maior índice nas pesquisas.

Tanto Dilma, Marina e Serra, possuem conta no Twitter. O Brasil já é o 4º país no mundo a gerar mensagens nessa rede social e, pelas suas características, pode se tornar o principal meio de divulgação dos planos e agendas dos candidatos, bem como, tornar claro o grau de envolvimento de seus seguidores. Contudo, deve ficar claro que as análises não terão caráter científico, não utilizarão dados demográficos e nem aspectos sócio-econômicos. Será apenas um acompanhamento empírico da forma como a plataforma Web será utilizada na campanha. Inclusive, conto com a participação dos leitores enviando suas próprias análises e comentários que acharem pertinentes.

O Twiiter de:

Dilma Roussef

Até o dia 07/07, às 03h15min, a candidata do PT registrava em seu Twitter 105.961 mil seguidores, 206 mensagens postadas (Tweets) e era listada por 4.076 seguidores.

Ponto positivo para Dilma é a personalização do Twitter com fotografias no background do layout da página. Seu Twitter direciona para o site Dilma na Web (www.dilmanaweb.com.br).

Twitter da canditada: @dilmabr – Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

José Serra

Até a data de 07/07, às 03h27min, o candidato do PSDB registrava em seu twitter 282.785 mil seguidores, 2.550 Tweets e era listado por 7.935 seguidores.

Serra utiliza as configurações padrão do layout de página. Seu twitter direciona para uma página como título de “Blog de Notas” (http://www.serraescreve.blogspot.com/) com última atualização em 13/06/2010 e não para o site principal da campanha como faz Dilma e Marina.

Ponto positivo para Serra é que está utilizando o serviço com maior intensidade. As 00h00min do dia 07/07 Serra lançou um movimento no Twitter com a participação de vários blogueiros, políticos e coordenadores de alguns estados até por volta das 2h30min. De acordo com o site oficial de Serra, o movimento alcançou os Trend topics (assuntos mais comentados), o que não foi possível de verificar, pois as 03h38min, não constava o tópico no trend list. 

Twiter do candidato: @joseserra_ - Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

Marina Silva

Até a data de 07/07, às 03h41min, a candidata do PV registrava em seu Twitter, 86.072 seguidores, 873 Tweets e era listada por 3.711 seguidores.

Marina também utiliza as configurações padrão da página de layout. Seu Twitter direciona para o site oficial da campanha (http://www.minhamarina.org.br).

Ponto positivo para Marina e a forma como escreve. Português corretíssimo, sem abreviações e fala direta com os twitteiros, reponde as mensagens de forma bem pessoal, o que faz acreditar de que seja ela mesma quem responda e não um grupo de assessores.

Twitter da candidata: @Silva_marina – Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

Em breve análise dos sites oficiais de campanha.

Nenhum comentário: