About

topo-CM

SET EXPO 2014 apontará o futuro da tecnologia e da produção de rádio e TV

Texto enviado pela assessoria SET / 



4K, 8K e integração multitelas lideram as tendências no mercado de broadcast e novas mídias interativas que serão apresentadas na feira e no congresso da SET em agosto
São Paulo, 30 de julho de 2014 – As tecnologias 4K e 8K e a integração do rádio e da TV às novas mídias interativas configuram as principais tendências que serão discutidas e demonstradas no SET EXPO 2014, de 24 a 27 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o evento integra o 25º Congresso Anual da SET e a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes.
“Nosso setor está passando por grandes transformações devido à cessão de banda de 700 MHz para o LTE e o desligamento das transmissões de TV analógicas, previsto para iniciar no próximo ano, e suas consequências. Em paralelo, no SET EXPO 2014, teremos a oportunidade de vislumbrar o que é atual na radiodifusão e o seu futuro, que envolve as tendências de usar e aplicar novas tecnologias, criando negócios interessantes para o mercado em que atuamos”, declara Olímpio José Franco, presidente da SET.
Reconhecida internacionalmente e com o apoio da Inter BEE e da NAB, dois dos principais eventos do setor, a SET contribuirá com o debate sobre os seus grandes avanços em seu congresso no próximo mês. O Ultra HD (4K), que começa a conquistar o mercado, e o Super Hi-Vision (8 K), que promete tornar-se um padrão dentro de alguns anos, serão analisados em diversas sessões por vários dos maiores especialistas do mundo no assunto. Respectivamente, essas tecnologias permitem resoluções de imagem quatro e 16 vezes maiores do que a do Full HD, entre diversas outras características inovadoras.
Diversas sessões sobre o tema reunirão renomados estudiosos do Japão, da Europa e dos EUA entre elas:
  • 8K um salto para o futuro na transmissão da Copa 2014”
Abordará a tecnologia que viabilizou a transmissão 8K para o Japão e PV no Brasil.
Moderador: José Dias, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Multimídia da TV Globo
  • 4K: Evolução/8K: Desafios e Tendências
Abordagem sobre a indústria de broadcast.
Moderador: Celso Araújo, consultor na área de radiodifusão e produção de filmes e vídeos, além de diretor da SET
  • “Broadcasters: os desafios do futuro”
Tratará dos desafios propostos pelas mudanças tecnológicas.
Moderador: Fernando Bittencourt, diretor Geral de Engenharia da TV Globo e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET
Na feira, um estande da SET em parceria com a emissora pública japonesa NHK fará demonstrações de 8K durante todos os dias da feira,  de 25 a 27 de agosto, em TVs de LCD de 85 polegadas da Sharp que foram desenvolvidas especificamente para experimentos.  O 4K contará uma com uma área de projeção no estande da SONY, com conteúdo captado ao redor do mundo pelas suas câmeras nessa tecnologia, além de um projetor de Cinema 4K. Diversas outras empresas, como Opic Telecom, Leader, Panasonic e EVS, Imagine Communications, Ericsson, JVC, Grass Valley, For-A e Tektronix, mostrarão novidades nessa linha, entre mais de 300 empresas expositoras que apresentarão o que há de melhor em tecnologia do mercado global.
Entre os principais temas do congresso destacam-se ainda:
  • A visão atual e futura do ISDB-T, padrão atual da TV brasileira
  • Questões relacionadas ao espectro de radiofrequência no mundo e aos 700 Mhz no Brasil e no Japão
  • Interiorização da TV digital
  • Switch off
  • Debates sobre os resultados das transmissões de TV feitas pelas operadoras de satélite na Copa do Mundo e suas previsões para as Olímpiadas de 2016
  • O futuro da mídia
  • Produção de jornalismo no rádio e na TV
  • Transição do rádio AM para o FM
  • Tapeless, baseado em redes de TI
  • Cloud computing
  • Distribuição de vídeo por rede IP (Internet Protocol)
Em resposta às mudanças no hábito de consumo de informação e entretenimento, à explosão dos dispositivos móveis e o aumento dos serviços de OTT, entre outros, a tendência da adoção da interatividade e da integração de novas telas terá forte expressão no evento, que vai abrigar até mesmo um concurso de inovação e startups, abordando assuntos como:  
  • Cinema digital
  • Criação de conteúdo multimídia
  • Interatividade 2.0
  • TV nas redes sociais
  • APPs
  • Segunda tela
O SET EXPO é o maior evento de broadcast e tecnologia para novas mídias da América Latina e tem o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ASTRAL, ABC, ABRA, ABRATEL, ABERT, AERP, AESP, ABPITV, ABTU, AGERT, AIR, Fórum SBTVD, Senac e SINDVEL) e de todas grandes redes de rádio e televisão brasileiras.       

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO, com apoio da Inter BEE – International Broadcast Equipment Exhibition e da NABShow. Para mais informações, acesse o site http://www.set.org.br/index.asp,SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV. 

Para mais informações, visite o website SET EXPO 2014:  http://www.setexpo.com.br/

SET EXPO 2014
Congresso: 24 a 27 de agosto
Feira: 25 a 27 de agosto
Expo Center Norte – Pavilhão Azul
São Paulo (SP)

Postar um comentário

0 Comentários