About

topo-CM

O Capitalismo não é um regime político

Existe certa confusão em atribuir ao Capitalismo o direito a liberdade de expressão e o reconhecimento dos direitos do homem. Capitalismo não é um regime político. Capitalismo é um sistema econômico. O que garante a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, não é o Capitalismo, é a Democracia.

Um país pode plenamente ser capitalista e não ter liberdade de expressão. Assim como fora o Brasil nos anos da ditadura, caso tenham se esquecido. Assim como é a China hoje, um país de economia aberta, portanto, capitalista, mas de regime político fechado, totalitarista. O Capitalismo só é bom para quem ganha mais de 6 mil reais por mês, pelo menos aqui no Brasil. O problema, é que para que um trabalhador receba 6 mil por mês, é preciso que uns 1000 ganhem apenas 450 reais por mês.

O capitalismo é um sistema predatório, onde poucos ganham e muitos perdem. Mas, porque ele existe. Por que a propaganda enganosa diz que se você trabalhar muito, um dia receberá o 6 mil. E a gente acredita nisso. Um país pode muito bem ser socialista e democrático. Aliás, nas palavras de Albert Einstein, “o socialismo é a tentativa da humanidade de superar e sobrepujar a fase predatória da evolução humana”.

Postar um comentário

2 Comentários

Daniel disse…
Mas é através do capitalismo que é um sistema baseado em recursos ilimitados que as desigualdades aparecem e os problemas ambientais por todo o planeta também. Alias por que acontece guerras mesmo?

"Não há como um sistema baseado em recursos ilimitados sobreviver em um mundo com recursos ambientais limitados e mal administrado por "governantes".
Anônimo disse…
Sua afirmação está correta "através do capitalismo [...] as desigualdades aparecem". No socialismo não aparecem, ficam bem escondidas de você que, mesmo sofrendo, não percebe as atrocidades praticadas pelo Estado, diante de seus olhos.